sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Frituras mais sequinhas e saborosas


Todo mundo sabe que os alimentos fritos são muito prejudiciais a saúde de qualquer um. Um dos motivos é que durante a fritura, os alimentos incorporam parte da gordura saturada usada em seus preparos e podem prejudicar o coração.

Outros problemas do consumo em excesso de frituras são acúmulo de gordura abdominal, riscos de obesidade, colesterol ruim elevado, entupimento das artérias entre outros.

Mas se você não resiste a uma deliciosa porção de fritas, por exemplo, consultamos o Chef Willian Carvalho, administrador do It Restaurante (itrestaurante.com), que nos ensinou alguns truques para deixar as frituras mais sequinhas, saborosas e crocantes. Acompanhe:

Batatas
Depois de cortadas, deixe-as mergulhadas em uma vasilha com água e vinagre durante 10 minutos. Em seguida, escorra as batatas, passe-as por um pano e só depois coloque-as para fritar. Elas vão ficar mais crocantes e secas. Outra sugestão é colocá-las de molho no álcool com água. Elas ficarão bem sequinhas também.

Bacon
Pode ser feito no forno, usando apenas a gordura dele mesmo. Disponha em uma forma as tirinhas de bacon e coloque em forno baixo por uma hora. Retire e deixe em contato com o ar. Em seguida coloque em papel toalha para escorrer. Isso faz com que fique com crocância e sem oleosidade.

Quitutes
O ideal é passar levemente no ovo. Dessa forma, no momento de usar a farinha (trigo, rosca, milho ou farinha de mandioca) para empaná-los, ela envolverá por completo o alimento sem deixar bolinhas grudadas. A temperatura do óleo deve ser baixa para que fritem devagar e sem incorporar muita oleosidade.

De modo geral, o chef alerta que os principais erros cometidos por quem faz frituras em casa são: utilizar o óleo muito quente, usar panela pequena, deixar o empanamento dos alimentos muito úmidos e, ainda, não deixar as frituras num papel que possa absorver o excesso de gordura.

“A quantidade ideal de óleo para fritar é até cobrir o alimento, mas isso deve ser feito em uma panela larga para facilitar que os quitutes possam ser virados no momento necessário. Use gordura vegetal e regule a intensidade do fogo para médio”, orienta.

E completa: “Quando a pessoa fritar a comida em óleo deve servi-la imediatamente. Todo alimento contém líquido e, ao esfriar, começa a soltar esta água que se mistura com o óleo que absorveu. Isso vira uma coisa desagradável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário